terça-feira, 1 de dezembro de 2015

[FÉ] Chega ao fim a festa da Padroeira de Messias Targino

Cartaz da Festa - Fonte: Blog Olhar Messiense
Com seu início em 20 de novembro, a festa de Nossa Senhora das Graças, da Padroeira de Messias Targino, teve seu encerramento no último domingo (29 de novembro). Foram 10 dias com uma programação religiosa que contou com missas, novenas e outras celebrações, além de uma programação cultural, tais como apresentações teatrais, shows culturais e o tradicional leilão. 

Durante todo o período da festa, a população messiense teve uma participação ativa, demostrando carinho e fé a Nossa Senhora das Graças.

A história de Nossa Senhora das Graças e Homenagem a Maria do Junco

Espetáculo teatral "A história de Nossa Senhora das Graças" - Foto: PDA Carnaúba

Na sexta-feira, 27 de novembro, após a novena, a fé se misturou à arte e à cultura no espetáculo teatral "A história de Nossa Senhora das Graças", versão 2015 do Auto de Nossa Senhora das Graças. Sendo um dos pontos  de destaque da festa.

A peça teatral, que foi encenada no adro da Igreja de Nossa Senhora das Graças, contando a história da Mãe do Menino Jesus e de como ela se tornou a padroeira de Messias Targino.

Dentre os muitos personagens retratados no espetáculo teatral estavam a catequista e agente de pastoral Maria José de Souza (Maria do Junco), falecida no último dia 11 de novembro, e o seu neto mais velho, João Vítor Guilherme de Souza. Esses dois personagens contaram, em forma de diálogo, grande parte da história de Nossa Senhora das Graças e de como esta se tornou a padroeira de Messias Targino.

O texto é da escritora messiense Margarida Barbosa e a direção do espetáculo é de Rogério Silva, com auxílio em cenas da própria Margarida Barbosa e de Jocielma Silva, esta sobrinha-neta de Maria do Junco.

No palco estavam atores e atrizes assistidos pela organização não-governamental Visão Mundial.

O espetáculo é uma realização da Visão Mundial, através do seu Núcleo Carnaúba (que tem sede em Janduís e atuação em vários Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte) e conta com o apoio da Prefeitura de Messias Targino.

Foto: PDA Carnaúba

Emprego e Renda 

Ao meio da crise financeira, a festa da padroeira pode proporcionar aos comerciantes locais uma boa oportunidade de renda, além de novos empregos temporários para a população da cidade, graça ao aumento do consumo de bens e serviços durante os dias de realização da festa, pois durante, a cidade recebeu diversas visitas, tantos de outras cidades, bem como de Messienses que residem distantes da sua cidade de origem.

Fontes: Blog Programa Comunicação Alternativa - Com Informações do Blog O Messiense

0 comentários:

Postar um comentário