sábado, 31 de outubro de 2015

Feliz dia do folclore brasileiro – Dia do Saci

Para a maioria dos brasileiros, 31 de outubro é dia de Halloween, a festa das bruxas. Para um grupo menor, porém, vem ganhando espaço as comemorações do Dia do Saci, figura folclórica que remete a um menino de uma perna só, negro e que usa um gorro vermelho – e que  de certa forma perdeu valor nas grandes metrópoles. 

Além de menino travesso que protege os recursos naturais das malcriações do homem adulto, o Saci se tornou um símbolo da força do folclore brasileiro, associado às fábulas de Monteiro Lobato e à obra Sítio do Pica-Pau Amarelo. O Dia do Saci foi criado em 2003. Muitos não sabem, mas a data foi escolhida para criar a contraposição nacional para o Dia das Bruxas, ou Halloween, tradição comemorada também no dia 31. 

A ideia do Dia do Saci é incentivar as crianças a celebrarem o folclore nacional. Diversos municípios já oficializaram a data e comemoram ativamente o Dia do Saci: São Luiz do Paraitinga (São Paulo - onde há uma forte tradição de observadores de saci), Vitória (Espírito Santo), Uberaba (Minas Gerais) e Fortaleza (Ceará).

 Curiosidades:Projeto de Lei: O Dia do Saci consta do projeto de lei federal nº 2.762, de 2003 (apensado ao projeto de lei federal nº 2.479, de 2003), elaborado para resgatar as figuras do folclore brasileiro.

O que é um saciólogo? São os estudiosos do universo do folclore de sacis, também chamados de observadores de saci. 

O que é a Sosaci? É a Sociedade dos Observadores de Saci, um grupo criado em São Luiz do Paraitinga (SP) para estudo e defesa do folclore brasileiro.

Fonte: Facebook

0 comentários:

Postar um comentário