terça-feira, 30 de novembro de 2010

Guerra ou jogo de Marketing?

Opinião

Capitão Pricilla UPP Morro de Santa Marta
A tão esperada guerra, anunciada pela grande mídia brasileira, está se acalmando sem maiores e estardalhaços. Onde estão os incontáveis corpos estirados pelo chão, as casas destruídas e policiais caídos, como se prenunciava nas reportagens antes da ocupação do complexo do Alemão?

A grande mídia apoderasse dessa mega operação para criar um clima sensacionalista divulgando o terror afim de espectadores e posteriores lucros a custa da nossa paciência e inteligência juvenil.

Para alem disso, toda essa operação de combate ao tráfico, que inicio há muito tempo atrás com a primeira UPP instalada no Morro de Santa Marta, uma favela da zona sul do Rio, que serviu posteriormente para as filmagens do Filme Tropa de Elite 1, mostra claramente que a impossibilidade, pregada durante muitos anos, de apaziguar os morros e favelas Brasileiras, não passava de falta de interesse dos nossos governantes.

Percebemos também a intima relação dessas operações e UPPs com interesse dos grandes empresariados, se não para a filmagem de um longa como Tropa, para algo de maior relevância como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpiadas de 2016, o governo do Rio e o Brasil tem que vender muito bem vendido a imagem de nossas cidades para os turistas, e estas investidas maquiadoras tem por finalidade esta venda de imagem.

A paz agora tão gritante e estampada pela mídia brasileira se caracteriza como uma vitrine aos dólares estrangeiros que serão investidos nos grandes empresários, e garanto não serão nos nossos afavelados que passado estes eventos tenderão a cair nas mãos mais uma vez do narcotráfico brasileiro.

Trafico este que é uma maquina também rentável ao governo, se não em quantidade de dólares, mas revestido em votos quando estampado os anteriores pseudos combates aos traficantes, que geravam por mês uma quantia em gastos superior a utilizada nessa mega operação e que são bem menos eficazes.

Diante disso reafirmamos o relapsismo de nossos governantes e a total dependência dos mesmos a burguesia empresarial tal como a repugnância sensacionalista da nossa imprensa (leia-se rede globo e afins) que usa de atributos da arte visual, fala e escrita em tentativas claras de controle mental induzindo nossas crenças e pensamentos ao seu bel prazer.

Por Carlos Alberto
Messiense


imagem: UPP RJ

0 comentários:

Postar um comentário